VIABILIDADE ECONÔMICA COMO FERRAMENTA NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE CONSTRUTORAS
OBJETIVO GERAL: qualificar profissionais e empreendedores do mercado de construção para a elaboração de Estudos de Viabilidade Econômico-financeira, específica a ampliação da visão estratégica e da tomada de decisão na gestão das associações do setor.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) Preparar os profissionais para o uso de planilha de viabilidade econômico-financeira;
b) Apresentar elementos estratégicos que compõem um estudo de viabilidade e sentido de seus universos e seus impactos.
c) Exemplificar, através de casos, como a viabilidade pode se tornar, além de um modelo matemático, uma ferramenta de política estratégica;
d) Formar mentalidade estratégica e visão mercadológica;
e) Capacitar profissionais para a realização e condução da gestão de incorporação;
f) Ampliar o discernimento e compreensão de modelos de negócio das associações do setor.
PÚBLICO-ALVO: profissionais do setor de construção civil, engenheiros, empresários, gestores de negócios, área comercial, marketing, corretores de imóveis e demais interessados.
PROGRAMA:
· Introdução ao modelo matemático em Viabilidade Econômica.
· Os principais indicadores econômicos e suas traduções.
· Investidores: o que buscam e como conquistar.
· Parcerias estratégicas.
· Terreno: preço, permuta e condições de pagamento.
. A Viabilidade econômico-financeira.
· Estudo de massa arquitetônica.
· Determinação do produto nos modelos de administração e incorporação:
Análise da demanda e da oferta.
· As Datas do Projeto.
· Velocidade de venda:
– Tipos de venda: exposição de capital x lucro,
– Tabelas de venda: fluxo de receitas,
– INCC, CUB e atualização da tabela de preços,
– Relação: preço de venda e condição de pagamento na velocidade de vendas,
– Pesquisa de mercado ,
– Como definir a velocidade de venda.
· Inteligência de mercado:
– Estudos preliminares,
– Pesquisa qualitativa e quantitativa,
– Análise e Licença à partir da pesquisa, a força de vendas e comissões, a inteligência de mercado.
· Marketing e Comunicação.
· Curva de avanço físico-financeiro.
· Taxa de administração e incorporação.
· Impostos: o lucro presumido e o RET (Regime Especial de Tributação).
· Fluxo de caixa.
· Estudo de aportes financeiros.
· Investindo como taxas de administração e incorporação.
· Resultados econômicos.
· Estratégias e modelos de negócio.
· Planejamento Estratégico.
· Marca: branding – para o mercado, nas relações comerciais, na compra de lotes.