ORÇAMENTO DE OBRAS: DO TRADICIONAL AO BIM
OBJETIVOS: contextualizar a orçamentação dentro das organizações e do gerenciamento de projetos e custos (segundo o PMBOK). Ensinar conceitos de engenharia de custos, os tipos de orçamentos e as etapas da orçamentação tradicional. Apresentar o BIM 5D, as contribuições e formas de utilização do BIM na orçamentação.
PÚBLICO-ALVO: gestores de construção civil, engenheiros, arquitetos, tecnólogos, técnicos, estudantes de engenharia e arquitetura, e todos os interessados no tema.
PROGRAMA:
1. Introdução:
– Apresentação do plano de ensino e alinhamento das expectativas.
2. Orçamento de Obras:
– Contextualização do processo de orçamento dentro de gerenciamento de projetos e da área de conhecimento de gerenciamento de custos;
– Conceitos básicos de gestão de custos: gasto, desembolso, custo, despesa, custeio, custo direto, custo indireto, mão de obra direta, mão de obra indireta, custos fixos e custos variáveis;
– Estimativas de custo;
– Orçamento preliminar;
– Orçamento convencional, detalhado ou analítico;
– Etapas do processo de orçamento tradicional;
– Leitura e interpretação do projeto e especificações técnicas;
– Leitura e interpretação do edital;
– Visita técnica;
– Identificação dos serviços;
– Levantamento de quantitativos;
– Composições de custos unitários para discriminação dos custos diretos;
– Discriminação dos custos indiretos;
– Cotação de preços;
– Definição de encargos sociais e trabalhistas;
– Definição da lucratividade;
– Cálculo dos Benefícios e Despesas Indiretas (BDI);
– Integração orçamento e planejamento: cronograma físico-financeiro e fluxo de caixa;
– Caderno de orçamento como ferramenta de gestão (curva ABC, composições de custo, cronograma de suprimentos, etc);
– Propostas técnica e comercial;
– Contrato.
3. BIM 5D:
– O que é BIM?;
– Dimensões “nD” e BIM 5D;
– Os problemas do processo tradicional de orçamento e as contribuições do BIM;
– Principais formas de utilizar o BIM como suporte ao processo de orçamento;
– Fluxos para orçamentação utilizando o BIM;
– Dificuldades para utilização do BIM 5D;
– Como conceber um modelo BIM para orçamentação;
– Benefícios do BIM por etapa do processo de orçamento;
– Case de orçamentação tradicional x BIM 5D de um projeto com utilização do software Vico Office;
– Novos papéis e responsabilidades dos profissionais de custos com o BIM.