Britto Escola Técnica

EnglishPortugueseSpanish

FORMAÇÃO DE AUDITOR INTERNO DA ISO 9001 E SIAC PBQP-H 2021

A realização de Auditorias Internas é compulsória e fundamental para a manutenção de um sistema de gestão. Quando se implementa o sistema, no momento da certificação consegue-se o máximo das pessoas, pois estão preocupadas, não querem receber não conformidades e serem culpadas pela não certificação da empresa, mas, assim que a empresa obtém o certificado, as pessoas param com as atividades relacionadas ao sistema de gestão, a não ser que estas atividades impactem diretamente nos resultados dos seus processos de trabalho. Para se evitar essa situação entra em ação a AUDITORIA INTERNA. Ela faz com que os profissionais comecem a se preocupar e se ocupar em corrigir seus processos para garantir o atendimento aos requisitos da norma aplicada e aos requisitos da organização, e assim o sistema começa a retornar ao patamar anterior. A auditoria interna promove um movimento antes, durante e depois da auditoria, porque os responsáveis pelas áreas auditadas, devido as não conformidades e oportunidades de melhoria identificadas, iniciam um processo de melhoria ao implantar ações definidas para tratar as ocorrências identificadas e assim a auditoria interna cumpre um de seus objetivos: auxiliar na elevação do grau de maturidade do sistema de gestão.

OBJETIVOS: Capacitar os profissionais para realizar ou gerenciar auditorias internas de forma alinhada à estratégia da empresa e seus objetivos; compreender o sistema de gestão da qualidade, gerar relatórios de não conformidades e ações corretivas e todos os procedimentos que envolvem a atividade.

PÚBLICO-ALVO: Coordenadores da qualidade, colaboradores das organizações certificadas e/ou em processo de certificação e os profissionais interessados em conduzir, participar e acompanhar a realização Auditorias Internas do Sistema de Gestão da Qualidade com base na ISO 19011:2018 e em Conformidade com SiAC 2021.

PROGRAMA:

A estrutura da ISO 19011:2018:

• Terminologia,
  • Princípios da Auditoria: incluindo a abordagem de risco para a eficácia do programa,
  • Competência e avaliação dos auditores;
  • Gestão do Programa de Auditoria – Planejamento;

Realização da Auditoria:

• Reunião de Abertura e a Comunicação durante a auditoria,
  • Análise de Documentação, Entrevistas e Observação na auditoria,
  • Constatações de Auditoria: critérios e registros de Não Conformidades,
  • Conclusão da Auditoria na Reunião de Fechamento,
  • Preparando, distribuindo o relatório e concluindo a auditoria.

Como auditar os requisitos normativos – ISO 9001 e SIAC 2021.

Exercícios, simulações e análises de cenários de auditorias.